Passar para o Conteúdo Principal Top

Detalhe de Noticias

Já são conhecidos os vencedores do Orçamento Participativo de Condeixa 2024

Já são conhecidos os vencedores do Orçamento Participativo (OP) de Condeixa 2024, cuja votação terminou à meia-noite deste domingo, com um registo de 1644 votos.

Os votantes elegeram as propostas “Escola Ativa: Recreios com Vida”, de Andrea Cravo, tendo em vista a melhoria dos recreios escolares com a instalação de “espaços de jogos e zonas de atividades” e a proposta “A Exceção Acontece”, de Vítor Martins, com o objetivo de “adquirir dois contentores (sistema ampliroll) para armazenar e transportar equipamentos para fazer face a situações de exceção”, nomeadamente sismos, inundações, tempestades, incêndios de larga escala.

Estas duas propostas receberam, respetivamente, 692 e 640 pontos, e estão estimadas, cada uma, em cerca de 50 mil euros, esgotando assim a dotação orçamental afeta ao OP de Condeixa 2024, no valor de 100 mil euros.

Com mais de 2100 participantes registados, a edição 2024 do OP de Condeixa recebeu um total de 16 propostas submetidas, das quais sete foram consideradas validadas e levadas a votação.

“Quero felicitar os vencedores e deixar uma palavra especial a todos os que se envolveram, de uma maneira ou de outra, nesta edição do Orçamento Participativo. É uma ferramenta simbólica de estímulo à participação cívica e é muito gratificante ver que, além de todos os compromissos pessoais e profissionais, há quem dedique um pouco do seu tempo à causa pública, na defesa dos interesses comuns”, assinala Nuno Moita, presidente da Câmara Municipal de Condeixa-a-Nova.

Quanto às restantes cinco propostas que estiveram em votação entre 15 de novembro e 15 de dezembro, a terceira proposta mais votada foi “Condeixa Salvar +”, com 561 pontos, apresentada por Tiago Picão com o objetivo de reforçar o número de desfibrilhadores automáticos externos em viaturas e locais de acesso público.

Já a proposta “Uma Nova Sensação de Utilidade”, de Adriana Mamede, recebeu 415 pontos, e enquadrava-se na promoção do envelhecimento ativo e da interação geracional através do desenvolvimento de atividades de estímulo da motricidade fina e da cognição dos idosos.

Apresentada por Anabela Lima, a proposta “Brincar fora da caixa” recebeu 332 pontos e pretendia ajudar melhorar o espaço exterior da EB N.º1 de Condeixa, com equipamentos que ajudem ao desenvolvimento das competências cognitivas, sociais, emocionais e físicas das crianças.

A proposta “Recriação Histórica do Combate do Casal Novo de 1811”, de Zita Veiga, obteve 326 pontos, e tinha como objetivo organizar um evento evocativo daquele acontecimento histórico.

Finalmente, a proposta “Ninhos de Livro de Condeixa”, de Renata Costa, recebeu 322 votos, e sugeria a construção e instalação de casotas (ninhos) em determinados pontos da cidade, funcionando como mini-bibliotecas colaborativas, onde as pessoas podiam proceder à troca de livros.

Recorde-se que para poder participar no OP Condeixa, enquanto proponentes e/ou votantes, todos os cidadãos têm de ter mais de 14 anos e ser naturais, residentes, trabalhadores ou estudantes no concelho de Condeixa-a-Nova.

16 Dez '24

Documentos