Já são conhecidos os vencedores do Orçamento Participativo (OP) de Condeixa 2024, cuja votação terminou à meia-noite deste domingo, com um registo de 1644 votos.
Os votantes elegeram as propostas “Escola Ativa: Recreios com Vida”, de Andrea Cravo, tendo em vista a melhoria dos recreios escolares com a instalação de “espaços de jogos e zonas de atividades” e a proposta “A Exceção Acontece”, de Vítor Martins, com o objetivo de “adquirir dois contentores (sistema ampliroll) para armazenar e transportar equipamentos para fazer face a situações de exceção”, nomeadamente sismos, inundações, tempestades, incêndios de larga escala.
Estas duas propostas receberam, respetivamente, 692 e 640 pontos, e estão estimadas, cada uma, em cerca de 50 mil euros, esgotando assim a dotação orçamental afeta ao OP de Condeixa 2024, no valor de 100 mil euros.
Com mais de 2100 participantes registados, a edição 2024 do OP de Condeixa recebeu um total de 16 propostas submetidas, das quais sete foram consideradas validadas e levadas a votação.
“Quero felicitar os vencedores e deixar uma palavra especial a todos os que se envolveram, de uma maneira ou de outra, nesta edição do Orçamento Participativo. É uma ferramenta simbólica de estímulo à participação cívica e é muito gratificante ver que, além de todos os compromissos pessoais e profissionais, há quem dedique um pouco do seu tempo à causa pública, na defesa dos interesses comuns”, assinala Nuno Moita, presidente da Câmara Municipal de Condeixa-a-Nova.
Quanto às restantes cinco propostas que estiveram em votação entre 15 de novembro e 15 de dezembro, a terceira proposta mais votada foi “Condeixa Salvar +”, com 561 pontos, apresentada por Tiago Picão com o objetivo de reforçar o número de desfibrilhadores automáticos externos em viaturas e locais de acesso público.
Já a proposta “Uma Nova Sensação de Utilidade”, de Adriana Mamede, recebeu 415 pontos, e enquadrava-se na promoção do envelhecimento ativo e da interação geracional através do desenvolvimento de atividades de estímulo da motricidade fina e da cognição dos idosos.
Apresentada por Anabela Lima, a proposta “Brincar fora da caixa” recebeu 332 pontos e pretendia ajudar melhorar o espaço exterior da EB N.º1 de Condeixa, com equipamentos que ajudem ao desenvolvimento das competências cognitivas, sociais, emocionais e físicas das crianças.
A proposta “Recriação Histórica do Combate do Casal Novo de 1811”, de Zita Veiga, obteve 326 pontos, e tinha como objetivo organizar um evento evocativo daquele acontecimento histórico.
Finalmente, a proposta “Ninhos de Livro de Condeixa”, de Renata Costa, recebeu 322 votos, e sugeria a construção e instalação de casotas (ninhos) em determinados pontos da cidade, funcionando como mini-bibliotecas colaborativas, onde as pessoas podiam proceder à troca de livros.
Recorde-se que para poder participar no OP Condeixa, enquanto proponentes e/ou votantes, todos os cidadãos têm de ter mais de 14 anos e ser naturais, residentes, trabalhadores ou estudantes no concelho de Condeixa-a-Nova.