O apoio à constituição de uma Equipa Reconhecimento e Avaliação da Situação (ERAS), de âmbito municipal, nos Bombeiros Voluntários de Condeixa-a-Nova é uma das propostas candidatas ao Orçamento Participativo (OP) de Condeixa 2022.
Subscrita por Tiago Picão, a proposta prevê a aquisição de um veículo para que, em caso de acidente grave ou catástrofe, faça transportar uma equipa ERAS “formada por 2 operacionais tecnicamente preparados para o efeito e 1 especialista da área da natureza do evento, munidos de um veículo tático e recursos tecnológicos de apoio no âmbito do sistema de informação, georreferenciação, comunicação e ferramentas de apoio técnico-operacional”.
O proponente lembra que o corpo de Bombeiros Voluntários de Condeixa-a-Nova “possui no seu quadro ativo e de comando, bombeiros dotados de formação e experiência de vários Teatros de Operações, faltando no seu parque de viaturas um meio para fazer face a esta necessidade, nas ocorrências com uma elevada amplitude”.
A missão desta unidade é “garantir um fluxo de informação credível e imediato ao centro de situação, influenciando assertivamente o processo de decisão. A intervenção de equipas deste tipo traz uma maior capacidade operacional ao Corpo de Bombeiros de Condeixa e por sua vez um maior sentimento de segurança à sua população”, justifica o autor da proposta, enquadrada na área do ambiente.
A fase de votação do Orçamento Participativo de Condeixa 2022 decorre entre 15 de novembro e 15 de dezembro, através do site op.cm-condeixa.pt.
Recorde-se que podem participar no OP Condeixa, enquanto proponentes e/ou votantes, todos os cidadãos com mais de 14 anos de idade, que sejam naturais, residentes, trabalhadores ou estudantes no concelho de Condeixa-a-Nova.