O Orçamento Participativo (OP) de Condeixa 2022 coloca a votação a proposta “The Condeixa Experience”, que prevê a criação de um retiro turístico associado ao evento “Condeixa – O Vislumbre de um Império”, integrando o património cultural, industrial e gastronómico condeixense.
“É uma proposta inovadora, com relevância turística para Condeixa-a-Nova, que visa dinamizar a indústria cultural e criativa do concelho, e atrair turismo, estrangeiro e nacional, durante o evento dedicado à época romana ‘Condeixa – O Vislumbre de um Império’”, destaca a autora da proposta Ana dos Santos Pereira.
Na área da cultura, a proposta consiste na realização de um “retiro turístico com duração de 5-7 dias, cuja data coincide com a do festival romano, e onde os participantes poderão contar com várias atividades que promoverão o património cultural material e imaterial do concelho, como workshops de carácter artístico e técnico, com os artesãos locais, que ensinarão moldagem e pintura em cerâmica, produção de mosaico romano, a confeção de queijo do Rabaçal”, detalha a proponente.
O retiro poderá ainda contar com “visitas aos principais museus da região, caminhadas às buracas do Casmilo e ao moinho do Outeiro e a participação ativa no evento ‘O Vislumbre de um Império’ como figurantes ou até mesmo através de alguma encenação integrante do programa do evento”.
Com a ideia, Ana dos Santos Pereira pretende “dinamizar e potenciar a economia e a comunidade local, através da partilha do seu legado cultural e patrimonial, enquanto proporciona experiências turísticas genuínas aos seus participantes e dá notoriedade nacional e internacional a Condeixa-a-Nova como um destino de referência, com significado cultural e educacional, para o turismo de experiência”.
Esta é uma das propostas admitidas à votação pela Comissão de Análise Técnica, cuja votação arranca dia 15 de novembro e decorre até 15 de dezembro, através do site op.cm-condeixa.pt.
Recorde-se que podem participar no OP Condeixa, enquanto proponentes e/ou votantes, todos os cidadãos com mais de 14 anos de idade, que sejam naturais, residentes, trabalhadores ou estudantes no concelho de Condeixa-a-Nova.