A proposta “O nosso património cultural, num simples clique!”, que sugere a criação de uma aplicação móvel (app) que disponibilize informação sobre o património cultural do concelho, é uma das propostas admitidas ao Orçamento Participativo (OP) de Condeixa 2022.
Subscrita por Diogo Almeida, a proposta pretende “proporcionar ao visitante e ao residente no concelho, o conhecimento de cada património cultural através de uma aplicação”, identificando, através de um mapa, cada um dos monumentos, edifícios e equipamentos mais relevantes, nomeadamente “igrejas/capelas, pelourinhos, associações, juntas de freguesia, fontanários, etc.”, e apresentando informação sobre cada um deles.
Na mesma proposta, o autor sugere que a app a criar possa ainda “ajudar bombeiros e proteção civil na identificação de pontos estratégicos e reservatórios de água, sinalizados pela aplicação”.
A proposta, enquadrada na área do património, prevê ainda que possa ser disponibilizado em cada local histórico um código QR, para mais fácil navegação por parte do utilizador da aplicação móvel.
Esta é uma das propostas admitidas à votação pela Comissão de Análise Técnica, cuja votação arranca dia 15 de novembro e decorre até 15 de dezembro, através do site op.cm-condeixa.pt.
Recorde-se que podem participar no OP Condeixa, enquanto proponentes e/ou votantes, todos os cidadãos com mais de 14 anos de idade, que sejam naturais, residentes, trabalhadores ou estudantes no concelho de Condeixa-a-Nova.