A criação de um novo espaço educativo
inovador, também conhecido como “Laboratório de Aprendizagem”, no Agrupamento
de Escolas de Condeixa, é uma das propostas admitidas ao Orçamento
Participativo (OP) de Condeixa 2022.
Da autoria de Anabela Diogo de Lima, a
proposta, na área da educação, pretende dar a todas as crianças e jovens em
escolaridade obrigatória do concelho ferramentas que “potenciem as competências
que o futuro lhes exige”, sublinha a autora, “desenvolvendo-lhes competências
no domínio das diversas literacias, mas focando a sua atenção na literacia
digital”.
Denominado “Condeix@prende”, o projeto
aponta a criação de um ambiente potenciador de aprendizagem, através da
instalação de uma sala em regime de open space, “um novo espaço
pedagógico, um Ambiente Educativo Inovador, inspirado no desenho do Future
Classroom Lab desenvolvido pela European Schoolnet Academy, com 6 zonas
pedagógicas”, permitindo aos alunos apresentar, investigar, criar, desenvolver,
partilhar e aprender.
Deste modo, o projeto, defende Anabela
Diogo de Lima, permitiria uma “utilização segura e responsável da Internet e
dos ambientes digitais”, uma “aprendizagem Interativa e multidisciplinar”, o
“desenvolvimento da autonomia”, o “reforço da autoconfiança” e a “utilização de
múltiplas tecnologias”. Este novo espaço educativo inovador permite ainda
potenciar “a aquisição de novos conhecimentos, com recursos STEAM (Ciência,
Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática)”, com os alunos a poderem “usufruir
de acesso prático a programação, robótica, impressão 3D, estúdio de vídeo,
drone e óculos de realidade virtual”.
“Condeix@prende” é uma das sete
propostas já admitidas à votação pela Comissão de Análise Técnica, cuja votação
arranca dia 15 de novembro e decorre até 15 de dezembro, através do site op.cm-condeixa.pt.
Recorde-se que podem participar no OP
Condeixa, enquanto proponentes e/ou votantes, todos os cidadãos com mais de 14
anos de idade, que sejam naturais, residentes, trabalhadores ou estudantes no
concelho de Condeixa-a-Nova.