Já foram apresentadas dez propostas ao Orçamento Participativo (OP) de Condeixa 2021 que continua a receber ideias até ao final do mês, enquanto prosseguem ações de divulgação e esclarecimento na comunidade.
“É um sinal da vitalidade do OP Condeixa que, após um interregno, regressa em força com a promessa de realizar e valorizar as boas ideias dos condeixenses. Por vezes, sobretudo nos casos em que os projetos dependem de autorizações de terceiros, as obras podem demorar mais do que desejávamos, mas podemos garantir que não ficará um projeto vencedor do OP por realizar. Com esta mobilização, os condeixenses mostram que confiam no OP e nós confiamos nos condeixenses”, refere Nuno Moita, presidente da Câmara Municipal de Condeixa.
Recentemente, a equipa de coordenação do Orçamento Participativo colaborou numa aula à distância de Cidadania para alunos do 9º ano de escolaridade em que foi explicado o conceito, o processo e o calendário de apresentação de propostas e de votação do OP.
Os alunos, orientados pelo docente Agostinho Vasco, demonstraram um entusiasmo geral pelo conceito de cidadania participativa e a vontade de, em conjunto ou individualmente, apresentarem ideias que promovam a valorização de Condeixa.
Recorde-se que estavam previstas sessões presenciais nas escolas de divulgação e esclarecimento do OP Condeixa mas que não puderam ser realizadas por causa do atual contexto de confinamento, sendo substituídas pelo formato online, assegurando assim o contacto com os mais novos.
Até ao momento, a 12 dias de terminar o prazo de entrega, o OP Condeixa 2021 registou já a entrada de 10 propostas, número que deverá ainda subir atendendo ao volume de contactos de esclarecimento recebidos pela equipa coordenadora do OP por parte dos interessados.
O Orçamento Participativo deste ano destinou um total de cem mil euros para executar os melhores projetos, que podem ser entregues até final de março.
Podem participar, enquanto proponentes e/ou votantes, todos os cidadãos com mais de 14 anos de idade, que sejam naturais, residentes, trabalhadores ou estudantes no concelho de Condeixa-a-Nova.
As propostas a admitir, de natureza imaterial, podem enquadrar-se nas áreas do Ambiente, Património, Cultura, Educação, Desporto, Saúde, Cerâmica, Comércio Local e Ação Social.
Cada proposta não pode ultrapassar o valor de 50 mil euros, podendo ser aprovadas no máximo duas propostas com este valor ou um número maior de propostas com valores inferiores, até ao limite máximo da dotação prevista (100 mil euros).
O período de recolha de propostas decorre até 31 de março, seguindo-se a avaliação técnica das mesmas pela Comissão de Análise Técnica, entre os meses de abril e maio. A fase de votação decorrerá em julho.
Toda a informação sobre o OP Condeixa, nomeadamente sobre os projetos vencedores das edições anteriores, bem como o respetivo estado de execução, pode ser consultada no site op.cm-condeixa.pt .