Passar para o Conteúdo Principal Top

PROPOSTA #15 - Reforço da vigilância da floresta contra incêndios concorre ao OP Condeixa 2022

“Vigiar é proteger a nossa floresta” é o título de uma das propostas admitidas à votação do Orçamento Participativo (OP) de Condeixa 2022, prevendo aquisição de “meios físicos para criar equipas de vigilância, prevenção e combate a fogos nascentes”.
Da autoria de Tiago Picão, a proposta prevê a dinamização, em conjunto com o corpo de Bombeiros de Condeixa-a-Nova, a Proteção Civil Municipal, a GNR Condeixa e as Juntas de Freguesia, de “ações junto da população para mitigar a ocorrência de ignições por descuido ou desconhecimento da proibição de uso do fogo em determinadas alturas do ano”.
Na área da vigilância, propõe-se a definição de percursos e zonas de forma a complementar a rede de vigilância da GNR e da Comunidade Intermunicipal (CIM) da Região de Coimbra.
Finalmente, na área do combate, o proponente sugere que, aquando da deteção de focos de incêndio, se possa “complementar os habituais meios de combate, tendo a capacidade de combate a pequenos focos de incêndio ou apoio às operações de rescaldo e vigilância no pós incêndio”. Ainda neste âmbito, acrescenta, “o drone, com a valência de câmara térmica conseguirá minimizar a probabilidade de reacendimentos, e apoio ao rescaldo”.
A fase de votação do Orçamento Participativo de Condeixa 2022 decorre entre 15 de novembro e 15 de dezembro, através do site op.cm-condeixa.pt.
Recorde-se que podem participar no OP Condeixa, enquanto proponentes e/ou votantes, todos os cidadãos com mais de 14 anos de idade, que sejam naturais, residentes, trabalhadores ou estudantes no concelho de Condeixa-a-Nova.
15 Nov '22

Documentos