Passar para o Conteúdo Principal Top

PROPOSTA #10 - "Gap Year Condeixa" propõe bolsas para jovens poderem viajar

A atribuição de bolsas para que os jovens condeixenses possam, no final de um ciclo de estudos, viajar e tomar as melhores decisões em relação ao futuro é a ideia apresentada por Diana Oliveira ao Orçamento Participativo (OP) de Condeixa 2022.
O projeto tem como título "Gap Year Condeixa" e prevê a atribuição anual de duas bolsas, no valor de 5 mil euros, a jovens condeixenses que tenham terminado um ciclo de estudos (ensino secundário, licenciatura, mestrado ou doutoramento) nos dois anos anteriores, para que estes possam viajar num período entre 6 e 10 meses", explica a autora.
Enquadrada na área da cultura, a proposta pretende ajudar os estudantes "em momentos de transição cruciais" a tomarem as melhores decisões. "Nem todos nos sentimos 100% seguros do rumo a seguir na mesma fase das nossas vidas. Muitas vezes, são necessários períodos de pausa, de reflexão e de autoconhecimento para que a decisão tomada seja, efetivamente, a melhor", justifica Diana Oliveira, acrescentando que "viajar pode dar-nos as ferramentas e o desenvolvimento pessoal que necessitamos para estarmos preparados para dar o passo seguinte nas nossas vidas".
A proponente sugere que a atribuição das bolsas se baseie "no desenvolvimento e apresentação do projeto da viagem", identificando "que locais pretende visitar, como se pretende deslocar entre lugares, quais os gastos com o alojamento, a alimentação ou o transporte", além de apresentar "os motivos que levam o jovem a participar no Gap Year e que benefícios essa viagem lhe pode trazer no futuro".
Esta é uma das propostas admitidas à votação pela Comissão de Análise Técnica, cuja votação arranca dia 15 de novembro e decorre até 15 de dezembro, através do site op.cm-condeixa.pt.
Recorde-se que podem participar no OP Condeixa, enquanto proponentes e/ou votantes, todos os cidadãos com mais de 14 anos de idade, que sejam naturais, residentes, trabalhadores ou estudantes no concelho de Condeixa-a-Nova.
10 Nov '22

Documentos